Não está sabendo aproveitar
O Rio


% @LANGUAGE = VBScript %> <% Option Explicit %>
PAZ AO RIO
|
O Rio
"Se não der frutos, valeu a beleza das flores; se não der flores, valeu a sombra das folhas; se não der folhas, valeu a intenção da semente." (Henfil)
21 Comments:
Bom dia....
Forte mesmo Fred...
Mas´é o que precisa....chocar...chacoalhar...fazer o povo se movimentar, não apenas ficarmos parados olhando, nos lastimando....
To aki...pronta pra ajudar......gritar....
Bjs...
Bom dia!
Meu caro amigo Fred, creio que a idéia do blog é muito louvável, merecedor de meus aplausos, no entanto, acho que você trabalhou com uma idéia estigmatizada de minha cidade.Ela não está associada a violência, uma vez, que não é produzida apenas nesta cidade, o seu olhar, suas lentes, querem apenas que se veja com este foco. O Rio é maior do que a violência que a mídia divulga. Se elegermos alguns destes recortes, poderemos indentificá-los em vários estados.Não se proclama paz, com passeatas, nem com discursos, tampouco, com decretos.Não percebo nenhuma alteração deste quadro a curto, médio ou longo prazo.Um grande abraço.
Meu Deus que cenas chocantes...nossa!!!e sangue puro
Nossa!!! Muito forte e mmmmuito bonito. Mas eu concordo com o Wilton. A violência vende muito. Claro que a cidade é violenta, mas a violência não está só no Rio. E não está somente sob a forma de chacina e tráfico. Mas eu compro tua idéia, Fred. Quanto ao nome... posso pensar mais um pouco?
Fred, passada rápida. Só acho que não de se deve usar a palavra carioca,(quem sabe seus administradores?)Acho que a culpa maior é de quem administra do que propriamente da população.
Bjos.
Meu Caro Fred, concordo com os comentários feitos pela Vera e pela Janaína. Um abraço
Para todos:
Obrigado , espero mais sugestões.
Eu prefiro não culpar os outros por aquilo que me acontece.
Prefiro achar que o culpado sou eu.
Neste caso, eu que votei no vereador (e nem me lembro mais do nome), no deputado(idem), no senador, no governador, que por sua vez não cobrou a polícia, ao juiz, ao ministério público etc, porque eu não cobrei nada disto á eles (deputado, vereador, senador).
É assim que eu acho que vai mudar tudo. Qunado as pessoas acharem que a culpa é dos cariocas (nossa)e aí vamos cobrar a todos, ou seja vamos trabalhar pelo Rio, eles não querem nossos votos?
Abraços Fred
oi Fred..concordo com a Vera...a culpa não é do carioca em si...acho q vc tem q generalizar....como o "nós", ou "seres humanos"...
achei as fotos chocantes...mas sei que é dai pra pior....
abracos!!
Bom dia!
Meu caro Fred, rejeito esta maneira simples e estereotipada da imagem que você construiu do carioca. Uma escolha eleitoral,se dá por "n" fatores.Há uma gama de concepções de poder, inclusive a que predomina no nosso parlamento, que é o verniz ideológico bem conservador e com fortes tinturas religiosas, com inclinações para à direita. Há a formação do quadro partidário, muito precário. que pode ser ampliado para os demais estados.O eleitor consome o momento eleitoral de forma passiva. Sempre foi visto como uma chatice, uma obrigação. Sinais de alienação, são detectados de imediato.Se você falar do carioca, mas ampliar para todos os cidadãos,eu concordo.Não identifico apenas o povo carioca como responsável pelo quadro em que vivemos. É reduzir bastante sua compreensão.Dou um exemplo de compreensão do papel do individuo quanto ao espaço que ele utiliza. Pegamos a escola municipal, onde a diretora, é Marilene, quantos alunos danificam as instalações de todas as formas possiveis.Foi solicitada a instalação de uma câmera na escola, reivindicação de vários professores, foram atendidos.Mal acabou de ser instalada, apareceu um menino com o propósito de quebrar os intrumentos, disse abertamente.È uma realidade, mas não sei, se as cenas de vandalismo, pertencem a unicamente aos cariocas.Este menino representa os milhares de meninos que não respeitam a coisa pública, tampouco, o seu próprio bem. Quebram tudo que vc possa imaginar, fazem reposição e pouco tempo depois, aparecem tudo destruido e pichado.É uma revolta latente, sem conseqüência, anárquica,sem solidariedade pelo outro. Destruir por destruir. Um abraço
Com certeza...Tem que ser forte para poder abalar...
Beijocas
Bem, o espaço já está dando seus frutos. Bem dizem os espanhóis que um desenho vale mais que mil palavras.
Wilton
Caro amigo, antes de te responder, queria te agradecer o trabalho que tens tido ao me replicar. Me sinto honrado com a sua atenção, e espero que este nosso papo cibernético esteja te fazendo tão bem quanto a mim.
Por não ser um filósofo eu vejo o mundo pela minha experiência de vida. Eu não analiso o mundo pelas teorias de Marx, Freud, Sócrates, Platão, e outros que eu nem sei quem são.
E tem mais ainda para atrapalhar, a minha formação básica de engenheiro.
O engenheiro é preparado para resolver. Se você tem um problema, você tem que resolver. A obra não pode ficar parada.
Um grande professor meu me disse:
"A nossa tendência ao nos deparar com um problema é dar valor demais ao que você está vendo de início. Isto leva você a querer resolver as coisas de uma forma muito complexa, dando uma solução muito complicada, que na grande maioria das vezes não dá certo. Procure a essência, o porquê, o âmago da questão. E aí você verá que a solução aparece, de uma forma clara, e funcional".
É assim que eu passei a instintivamente agir e pensar.
Me desculpe o amigo, não ter talvez a cultura que deveria, ao encarar os problemas que estou tentando encarar. Mas como sou teimoso e acreditando que você vai ter paciência em me ajudar, vamos lá.
1- O problema que eu levanto é o do Rio, então eu falo dos cariocas.
Eu sei que em São Paulo os problemas são até piores. Se eu estivesse falando de São Paulo eu diria nós paulistas..., a mensagem que eu quero dar é a da humildade, então eu falo, nós os cariocas, somos os culpados, trazendo para cada um de nós a culpa do que acontece no Rio. Me impressiona que, nós o cariocas, achamos que não temos culpa disto tudo. Que a culpa é generalizada pela cultura do povo, por isso por aquilo.
No interior de São Paulo um pequeno grupo se reuniu e resolveu estudar as contas da prefeitura e o que os vereadores e prefeito da cidade estavam fazendo. Tudo mudou.
Era culpa da população as coisas estarem indo mal?
Era.
Quando ela se mobilizou as coisas mudaram.
Eu não consigo falar em:
" Uma escolha eleitoral,se dá por "n" fatores.Há uma gama de concepções de poder, inclusive a que predomina no nosso parlamento, que é o verniz ideológico bem conservador e com fortes tinturas religiosas, com inclinações para à direita. Há a formação do quadro partidário, muito precário. que pode ser ampliado para os demais estados.O eleitor consome o momento eleitoral de forma passiva".
Lindas palavras, que vem de quem tem o poder da escrita, o hábito dos livros. E eu te parabenizo por poder dizê-las.
Eu não penso assim, eu penso:
Qual é o problema? Como a coisa funciona?
E aí me vem a mente:
Problema: 1 - Violência
2 - Educação
3 - Falta de emprego
4 - outras
Como a sociedade procurou resolver estes problemas?
Constituindo vereadores e prefeitos para administrar a cidade.
Criando instituições para agir fisicamente na cidade:
Polícia, Judiciário, Ministério Público etc...
É mais do que preciso, nos lembrarmos que isto foi feito por nós, para nos servir, resultado de uma necessidade.
E nós, estaríamos presentes como?
Nós elegeriamos os vereadores, os prefeitos, a nível de cidade, e deputados, estaduais e governador a nível de Estado, e deputados federais, senadores e Presidente a nível do País.
Uns teriam a incumbência de operacionalizar (executivo) outros de legislar, criar leis (legislativo).
Simples não?
O mais poderoso é o Legislativo. Êle tem o poder de fazer as Leis!
O governo tem que seguir as leis, o judiciário também, a polícia também, nós temos que seguir as leis.
Onde o povo pode se fazer presente?
Em todo o lugar!
Desde que seja competente!
Não vamos complicar, que a solução não vai aparecer!
É assim amigo Wilton que eu vejo as coisas, simples.
Só nos resta ter competência.
Abraços.
Fred
_________
Cristiani, Angélica
Vamos participar?
Dê sua opinião sem medo.
Abraços
Fred
Fred: esse espaço é excelente pra ajudar um pouco a difundir a paz não só no Rio como no mundo inteiro!
Boa noite e obrigda pelo carinho e atenção no meu Cotidiano.
Bom dia!
Caro Fred, obrigado pela resposta e pelo aviso, tinha observado, quando voltei ao seu espaço, no entanto, surgiu um imprevisto e não pude agradeçer.Acho perfeito o amigo se identificar como um dos culpados, diria que é um bom começo, pois todos se sentem assim.Cada um, dá a sua contribuição como pode.Acho que faz bem, não se socorrer aos filósofos, creio, que em certas ocasiões atrapalham mais do que ajudam.Ótimo que pela formação do engenheiro, sua prática o leva a resolver; eu com a minha formação me leva a entender e tentar explicar,mesmo com as limitações de uma visão mais ampla, ao abordar o social.Considerando que temos consciência de nossa culpa, qual o passo seguinte?Partir para a organização? Qual o tipo de canal para viabilizar os diferentes níveis de consciência ou de reinvidicação.Meu Caro Fred, não creio que basta elencar as situações a serem resolvidas, imagino que sejam complexas e muitas interrelacionadas.Se você destacar a violência, ela se apresenta em diversas linguagens, ocupando a televisão, os bailes funks, a vida dos jovens nas periferias, a violência do aparato repressor, a violência dos diversos segmentos sociais, seja em arrastões, etc. Parto do principio que a sociedade se manifesta desenhada por conflitos sociais.A violência como expressão de descontamento da realidade em que são envolvidos determinados atores sociais, podemos perceber em nosso cotidiano.Meu Caro Fred, acho que as coisas observadas,são complexas e difíceis de serem resolvidas. Você como engenheiro, se detêm muito nos aspectos do imediato, na construção, no concreto, mas urge compreender a rede social que se estabelece ao construir um prédio. De imediato parece invisível mas ela está presente.Muitos prédios construidos, são representados por uma hierarquia social.Fico por aqui,mas lembro ao amigo, que a sociedade brasileira, se mantém por vários e graves contrates sociais.Um grande abraõ
Espero que vc nao tenha necessidade de publicar fotos assim por muito tempo
Oi Lia
Obrigado pela visita. Esperamos sua colaboração e participação.
Wilton
Espero que seja o nosso espaço.
Bem o primeiro passo já demos, é estar conversando sobre este assunto, coisa que sempre quis, mas nunca tive oportunidade, talvez pelos locais e pessoas com quem conversei, talvez pelo assunto ser polêmico e realmente por ser um assunto que não dá para ver um resultado rápido de qualquer providência que queiramos tomar.
Partindo do princípio que nós elegemos vereadores, deputados, senadores, governadores, presidentes e que são nossos representantes e que, como você mesmo retratou, o cidadão trata uma eleição de forma superficial, acho que poderíamos transformar este blog em uma referência para auxiliar o eleitor a tomar uma decisão em quem votar, sem influenciar.
Dados dos deputados, vereadores, etc para que as pessoas saibam o que ele fez. Não é fácil mas podempos tentar.
Poderemos tentar entrar em contato com os representantes, solicitar providências etc.
Isto já é muito feito nos USA. Lá as pessoas se unem e passam a ter as atenções dos representates. Acho que se conseguirmos fazer com que o blog consiga reunir uma quantidade boa de pessoas ele se torna representativo, e passa a ser do interesse dos representantes.
Temos que ter vãrias seções no Blog, realísticas, como crimes, chacinas etc..., porque as pessoas têm a tendência de avestruz, a minha ídéia, que vou colocar aqui no domingo, possivelmente, é termos um menu com os diversos temas, quem quiser consultar, é só acessar pelo menu.
E aí amigo, já falei demais, agora escuto.
Abraços
Fred
Cilene
É, vamos tentar melhorar o Rio.
Mas só vendo através da verdade é que acho que chegaremos a solução.
Abraços
Fred
pode crer MAS... nós não vamos nos calar e ver esta cidade se acabar!! beleza Fred. vc é 10.
Fred, vc sumiu? O Blog está dando muito trabalho é?
Bom domingo para vc.
Bjos.
Pelo fim da violência, Vote sim, e pelo desarmamento.
Obrigado Luciana.
Em relação ao Rio fico muito indignado com o que esta acontecendo. Vou fazer o que conseguir para mudar.
Vera
Tudo leva muito tempo. Uma pesquisa de nomes etc. leva horas.
Jorge
Estou meio sumido mas é geral, qualquer hora volto a te visitar.
Abraços a todos.
Nossa, Fred, uma tristeza, só!
Essa imagem mexe com a gente!
Um feriado em paz para o Rio!
Postar um comentário
<< Home